a c e b o o k
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

12705719 10153904390853398 2800449396210512873 nPortugal e toda a organização deste Campeonato da Europa de Show e Precisão – Matosinhos 2016 está a preparar uma grande prova, à imagem dos campeonatos internacionais que têm sido sedeados no nosso país. A seleção portuguesa apresenta-se forte, com grandes candidatos, mas não há ainda muita tradição de medalhas nas disciplinas de Show e Precisão. Será provavelmente esta a maior condicionante, no entanto, todas as equipas apostaram forte e querem estar à altura e vencer, quem sabe, mais do que a única medalha de bronze em Quartetos de 2015.

Grupos Juvenis

Nesta primeira categoria em competição, tal como no ano passado, as equipas italianas e espanholas são as principais favoritas, com grandes resultados apresentados noutros anos. E os quatro primeiros lugares de 2015 estarão presentes em Matosinhos. É o caso dos grupos Division, Reus Depostiu, Italian Show e CPA Olot, ouro, prata, bronze e quarto lugar, respetivamente. Será que para Portugal poderá estar disponível o top 5? O Rolar Matosinhos, a patinar em casa, tem claro grandes ambições, e seria sem dúvida um fantástico resultado, um dos melhores dos últimos anos. Claro que a outra equipa italiana e espanhola são também grandes adversários.

Mas as ambições lusas não ficam por aqui, o Grupo Nun’Álvares em Bermerhaven foi 9º, mas já foram quartos em 2014 e o fator casa pode ser preponderante para mais um top 5. A outra equipa portuguesa é The Incantation Show Team, também já com experiência internacional.

Quartetos Juvenis

Se há alguma tradição de medalhas nacionais em Show é em Quartetos Juvenis, onde a primeira para Portugal foi conquistada em 2009. Na edição do ano passado o pódio foi completamente italiano e o campeão em título, Artiskate Magic Skate, estará em Portugal para defender este ouro. Mas os Quartetos Juvenis nacionais podem ter algo a dizer e fazer história mais uma vez, pois o grupo campeão nacional e bronze nacional souberam preparar esta competição, promovendo-se ao mesmo tempo, tendo sido mealhados nas duas provas que participaram, inclusive competindo com Quartetos (Seniores). A Academia de Patinagem do Marco volta a estar presente e querem, sem dúvida, “vingança” do desapontante 10º lugar de 2015. É uma categoria em que os nossos representantes têm muita qualidade, técnicos experientes e as três poderão muito bem obter um top 10. Ter ainda em atenção o grupo francês do Skate Club Lorrain que no ano passado foi quarto. O clube israelita Holon, quinto lugar na Alemanha, também estará em competição.

Grupos Pequenos

É a prova que encerra o primeiro dia de competição de Matosinhos 2016, uma das provas principais deste campeonato e aqui mais três grandes nomes italianos. Destaca-se: Division, campeão europeu e mundial. Os outros dois grupos italianos são, nada mais nada menos, que New Age (vice-campeão europeu) e Roma Roller Team (vice-campeão mundial), apostando tudo aqui a federação italiana. Outro nome espanhol também soa mais alto, é o caso do Club’ Aldea, quarto e sexto nos europeus e mundiais do ano passado, respetivamente.

Os candidatos portugueses são a lindíssima “Dança das mil mãos” do Grupo Nun’Álvares, a Academia de Patinagem do Marco e o Clube de Patinagem do Sado, que foi apenas 13º em Bermerhaven. Os franceses Orpheus Team Nantes também irão discutir um lugar no top 6, o que seria excelente para uma das equipas lusas.

Grupos Grandes

Se na categoria de Pequenos destaca-se o nome Division, na de Grupos Grandes os espanhóis CPA Olot são os grandes vencedores do Campeonato do Mundo e da Europa, mas a concorrência italiana não estará para brincadeiras com os Royal Eagles e Diamante a tentarem destronar os reputadíssimos espanhóis. CPA El Masnou também estarão em Portugal de modo a melhorarem o 6º lugar do campeonato do ano transato. O grupo francês Arcadia Nantes também está de volta. A participação nacional conta com duas estreias, o Olaio Show Team, que venceu os nacionais e a Academia de Patinagem de Braga. Os experientes The Incantation Show Team foram oitavos em 2015.

Quartetos

É onde Portugal tem arrecadado várias medalhas nos últimos anos, incluindo a de ouro. Estrelas da Patinagem Artística nacional têm formado Quartetos, que resulta em grupos de grande qualidade, tanto técnica como artística. A receita tem dado frutos e este ano servimos, principalmente, dois Quartetos muito bons. Os medalhados de bronze de Bermerhaven, The Project, que no ano passado mesmo com falhas subiram ao pódio, por isso, são claramente favoritos a uma medalha. Contudo, o Rolar Matosinhos formou uma equipa com medalhados europeus e mundiais provenientes da Dança e com grande reputação internacionalmente, como Ricardo Pinto ou Pedro Walgode. Venceram os nacionais e receberam elogios de todo o mundo. É aqui que reside também a possibilidade de Portugal vencer o ouro, ou duas medalhas, com estes dois grandes Quartetos. No entanto, a tarefa não será fácil, pois as super Celebrity, vencedores da edição de 2015, e também do Campeonato do Mundo, estarão presentes. Saiu a Sara Venerucci, entrou a multi-campeã do mundo Paola Fraschini. Outro grande favorito é o grupo do Reus Deportiu, de Espanha, vice-campeões europeus e bronze em Cali, e também CPA Parets, todo com atletas internacionais reputadíssimos. Será sem dúvida uma competição muito competitiva, que contará também com as portuguesas Gondomar Golden Skaters.

Precisão Júnior

Na Alemanha, Itália preencheu mais um pódio e podem repetir o feito em Portugal, com grupos experientes, ainda por cima, não terão nenhum concorrente alemão. Portugal participa aqui, mais uma vez, com o Grupo Nuno’Álvares, que tem grandes expetativas para esta prova.

Precisão Sénior

A Dream Team alemã deu o único ouro ao país, patinando em casa no ano passado, ficando à frente da favorita Sincro Roller, que depois no mundial subiu ao pódio, deixando para trás os campeões europeus. O primeiro lugar provavelmente está entre estes dois grupos. Os italianos Albiena podem ainda ter algo a dizer, bem como o grupo estoniano Team Rullest, quintos em 2015.

Veja aqui o programa do Campeonato da Europa de Show e Precisão - Matosinhos 2016.

Sponsored by: 

workshops para rodapé Noticias PenteadosdeNoiva