a c e b o o k
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Portugal

Fizemos a revisão das últimas participações nacionais no Europeu de Cadetes e Juvenis, desde 2008, ano em que a Federação começou a apostar de forma mais séria e sustentada nas competições Internacionais destinadas aos escalões de formação. Apesar de anteriormente termos conquistado medalhas e lugares de destaque, foi a partir dessa edição em Roccaraso, Itália, onde não trouxemos medalhas, que nos últimos 5 anos temos subido ao pódio todos os anos contabilizando 14 medalhas (4 ouros, 5 pratas e 5 bronzes). Bons indicadores para o Europeu deste ano...

2013 – Calenzano, Itália

O ano passado conquistamos duas medalhas, uma de ouro outra de prata. A de ouro foi alcançada na Dança Juvenil pelo par Mariana Souto e José Souto; a de prata por Diogo Silva no Combinado Juvenil.

2012 – Grândola, Portugal

Há dois anos atrás acolhemos o Europeu e apesar de não termos alcançado qualquer medalha de ouro a nossa prestação foi bastante positiva com um total de 5 medalhas, três de prata e duas de bronze. Diogo Silva foi uma das figuras do Campeonato ao conquistar duas medalhas de prata no Combinado Juvenil e na Patinagem Livre. Mariana Souto e José Souto fizeram segundo nos Pares de Dança e também eles foram prata. Luís Galego e Maria João Quelhas conquistaram o bronze no Combinado Juvenil Masculino e Feminino respectivamente.

2011 – Friburgo, Alemanha

Em 2011 foi a vez da Alemanha acolher a competição e infelizmente as boas prestações nacionais não se traduziram em medalhas e trouxemos "apenas" duas de bronze. Diogo Silva foi terceiro no Combinado Cadetes e o par Mariana e José Souto conseguiram também o último lugar medalhado nos Pares de Dança Cadetes.

2010 – Novara, Itália

Nesta edição, umas das melhores de sempre para as nossas cores, brilhamos e conquistamos quatro medalhas, três delas de ouro. A grande figura foi Manuel Pereira, que competiu em cadetes e por duas vezes alcançou o ouro, com a vitórias nas Figuras Obrigatórias e no Combinado. O outro ouro veio pelos irmãos Souto, Mariana e José, que venceram nos Pares de Dança Cadetes. Também nos Pares de Dança, mas desta feita Juvenis, Emanuel Salvadinho e Iara Rocha conquistaram o bronze.

2009 - Le Blanc Mesniel, França

Foi já no último dia de competição que, em 2009, conquistamos a única medalha por Valter Silva na Patinagem Livre Juvenil, ele que até tinha saído na frente no programa curto não conseguiu segurar a magra vantagem ficando-se pelo segundo lugar do pódio.

2008 - Roccaraso, Itália

Os bons resultados apresentados nos últimos anos muito possivelmente não teriam sido possíveis sem esta participação em Roccaraso, onde alinhamos com uma formação muito jovem com todos os patinadores a fazer a sua estreia nos palcos internacionais. Os resultados foram modestos, mas a aposta viria, como se viu, a dar frutos no futuro.