a c e b o o k
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

10848644 1580378028884718 8380459850599295273 o

A categoria de Quartetos tem sido uma das mais concorridas nos campeonatos nacionais de Show e Precisão e é também aqui que tem surgido mais medalhas internacionais e destaque para as cores lusas, especialmente nas últimas épocas. Em 2012 a vitória foi para “Jack” então constituído por Manuel Magalhães, Ricardo Pinto, Diogo Ferreira e Emanuel Salvadinho, quarteto este que conseguiu alcançar a medalha de ouro nos europeus da mesma época, depois da prata no ano anterior (e com uma pequena alteração de membros). Um ano depois, agora com “The Muppets Show”, repetiram os feitos tanto a nível nacional, como europeu. No ano passado surgiu um novo quarteto, também ele com uma qualidade extrema, e também com atletas do Porto, Paulo Santos, Daniel Fonseca, Bruno Santos e Filipe Galego formaram os “The Project” e no Campeonato da Europa conseguiram a prata, numa competição muito aguerrida. Este ano voltam a competir e após a exibição em Réus 2014, com certeza, querem chegar longe esta época, possivelmente com uma participação no campeonato do mundo.


Quanto aos Quartetos Juvenis, que veio substituir os Quartetos de Cadetes, o Clube de Patinagem do Sado tem vindo a ser referência, já que venceu em 2012 e 2013, deixando escapar o título no ano passado para o Quarteto “Puss in Boots” da Juventude Pacense. Foi nesta antiga categoria que surgiu a primeira medalha internacional em Show, passava o ano de 2009 e Filipe Galego, Diogo Silva, Catarina Mendes e Mariana Santos trouxeram a prata para Portugal, com “Carmina Burana”.


Em Grupos Grandes mais um clube de Setúbal com grande reputação, SFRU Alhosvedrense vence esta categoria há 4 anos consecutivos. Este ano entram com o tema “The First Emperor”. “Like a Drop” foi a coreografia que em 2014 lhes valeu o primeiro lugar, sendo que em 2013 o tema era “Dandelion”. Um ano antes foi “Life’s Journey” e em 2011 “Broken Dolls”. Uma categoria com pouca participação e sem grandes resultados internacionalmente, mas manter um Grupo Grande por vários anos e sempre com uma criatividade muito típica desta disciplina, é de louvar. Este ano vão-se bater com “Tsunami” da Biblioteca Instrução e Recreio, vencedores da Taça Show APL.

Em relação aos Grupos Pequenos, a vitória tem sorrido a vários clubes. No ano passado, o Clube de Patinagem do Sado venceu com “Perseverance – Live like a tree”, sendo que em 2013 a RM, a APM, CSPA, CDPA juntaram-se para “Harley Davidson-Live by it”. Um ano antes a vitória sorriu a um grupo muito semelhante, mas com o tema “Gueishas”, desta vez apenas com clubes do Porto. No próximo fim-de-semana SFRU Alhosvedrense entra em competição, mais a Academia de Patinagem do Marco, Associação Desportiva de Penafiel, Biblioteca Instrução e Recreio e ainda o Ginásio Clube de Odivelas após vencer a Taça APL Show com “Poema”.

Em Precisão as participações têm sido escassas, sendo que este ano nem há Precisão Sénior, contudo esta disciplina tem sido marcada ultimamente por clubes ou grupos oriundos da Associação de Patinagem do Porto, como no ano passado os Oporto Skater’s que venceram com “Seven Army”. Em 2012 a AGPA e a JP juntaram-se para vencer esta categoria com “Zombies”. Em 2015, a participação serão em Precisão Júnior com o clube Grupo Nun ‘Alvares, do Minho.